sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dia 27 de Agosto - Dia do Psicólogo


Como o psicólogo pode ajudá-lo?

A psicologia é uma ciência não assim tão nova, mas um pouco confusa para o entendimento geral. É inevitável a associação do psicólogo com problemas.

Problemas estes, que geralmente estão relacionados a dores não muito bem compreendidas e de difícil assimilação.

A cabeça entende os problemas, administra-os, procura soluções inteligentes e plausíveis, mas o coração. Ah, o coração... Este é o maior sabotador da inteligência e grande delator da fragilidade humana...

A razão entende, aceita toda e qualquer adversidade, mas e as emoções, como ficam?

Como aquietar e serenar uma “coisa” que se sente? Se é sentimento, como medi-lo, decifrá-lo, conduzi-lo? Como explicá-lo, acalmá-lo e curá-lo? Não existe “amorômetro”, “sofrerômetro”, “ansiômetro” que consiga diagnosticar com precisão o grau, o tamanho e a dimensão das inquietações emocionais que o ser humano está exposto ao longo da sua vida.

Perante estas inquietações, o mais sábio dos mortais é capaz de se render e se desconhecer a ponto de se perder e, quando ele se perde, o comportamento muda. As atitudes ficam mais vulneráveis e vão se moldando ao novo e estranho contexto das emoções. É neste momento que o psicólogo entra em ação.

As emoções acabam sendo os condutores da vida e se não estiverem equilibradas, organizadas e entendidas entrarão num turbilhão conflitante bloqueando uma ação mais coerente e sensata.

Neste sentido, o psicólogo atua como um grande sensor, administrando os verbos “sentir” e “agir” e, assim, obriga o outro a “pensar”, racionalizar sobre as emoções. Fazemos isso entendendo quais são os mecanismos e possíveis desencadeadores da instabilidade emocional, não há mistério. É preciso, apenas, preparar o “medicamento adequado”.

Cada psicólogo tem os “medicamentos” próprios de acordo com a linha que escolheu para atuar; “medicamentos” estes que não estão à disposição em nenhuma farmácia. O psicólogo empresta a sua sensibilidade, grau de empatia, colo, ouvido, coração e técnica (sim, ele estudou para isso) para chegar ao objetivo maior.

Não é difícil ser psicólogo. Basta ser gente e gostar muito de gente.

Ainda vou ter a oportunidade de ler um adesivo nos carros assim:

“Consulte um psicólogo. Ele pode e sabe como ajuda-lo a viver bem melhor.”

Um comentário:

  1. Ahhhh... vou parabenizar 1 diazinho depois!
    Parabéns, Regina!
    Desejo a você muito sucesso nessa profissão tão importante!
    Continue me dando o prazer da sua visita lá no Casaterapia.
    Beijos
    Aline

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...