terça-feira, 31 de agosto de 2010

Previsão do Tempo: nada de chuva pelo menos até domingo!



Que saudade da chuva!
A Secretaria de Estado da Saúde alerta que a consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde a ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias.
Para evitar esses problemas é importante permanecer em ambientes arejados, evitar locais com aglomeração de pessoas, beber bastante líquido e ter uma alimentação saudável, com bastante frutas e legumes. Para as crianças é importante que se reduza as atividades físicas na escola.
E as fumaças provocadas pela queimada? A qualidade do ar já está dificil, e com fumaça, pior ainda!!
Que tal nos reunir para fazermos a dança da chuva?? rsrsrs

sábado, 28 de agosto de 2010

Educando crianças!!



Educar não é uma tarefa fácil! Aliás, fácil é ver crianças sem educação, achando que são donas do mundo!

Pensem nas ruas, avenidas sem semáforos. Agora pense num banco sem fila. E, ainda, futebol sem regras. Impossível, não é? Não se pode andar nas ruas sem semáforos, não se pode pagar uma conta sem entrar numa fila, e ninguém consegue fazer gols sem regras.

Tudo é necessário limite, tudo é necessário regras. Não existe educação sem limites e sem regras. As crianças assimilam as regras de convivência conforme o ambiente em que estão sendo educadas.

Porém, não é nada fácil educar uma criança. Começando pelas diferenças entre os pais, cada um quer educar de uma forma, e piora tudo quando entra os comentários de tios, avós. Também tem a situação dos pais separados, e pior ainda, os pais que são casados e seria melhor se fossem separados devido a tantas brigas, discussões na frente da criança.
Como se educa uma criança no meio disso tudo? Quem devemos ouvir? Os avós, os tios, o vizinho, o pediatra, ou a criança? É, tem ainda a criança, que fala, que quer, que esperneia, que chora e que manda e manda muito!

Usar o bom senso e algumas regras para estabelecer limites na educação infantil não arranca pedaço de ninguém. Faz-se necessária a consciência de que para educar é preciso esforço, dedicação, perseverança e paciência; muita paciência.

A criança de hoje está mais bem estimulada e responde com maior agilidade ao meio, o que lhe confere a boa posição de ser participante nos grupos sociais; casa e escola especialmente. Todavia, dada a falta de condução por conta da educação sem limites, a criança acaba se tornando um canhão sem direção, que atira para vários lados ao acaso a acerta em quem estiver na trajetória, e a si mesma invariavelmente.
Muitos pais crêem que o tempo dará jeito na questão, deixando à sorte o futuro de seus filhos.




O exercício do viver só é realizável vivendo, na prática, e o mesmo ocorre com a educação, portando, é preciso arregaçar as mangas e assumir o papel de orientador, de guia, de educador. Começar, antes tarde do que nunca a se envolver neste processo importante e determinante na vida do ser humano, cavando tempo e espaço para esta empreitada. Sempre que desejamos muito alguma coisa damos um jeito no tempo e espaço para alcançá-la. O que nos impede de lutar por esta causa mais do que nobre? Qual medo existe em tentar educar os próprios filhos?

Como em qualquer situação da vida, haverá tropeços, que darão lugar ao adequado proceder conforme a prática e a persistência desta convivência. Os rumos poderão ser diferentes, e certamente o serão. Outros benefícios virão naturalmente, como um maior sentimento de amor próprio, e em muitos casos, a unidade familiar. Mas é preciso começar, tentar, fazendo acontecer. Confie em si mesmo e mude o cenário, assumindo as responsabilidades e transmitindo muitos valores aos seus filhos, por via de uma educação que dá segurança e conforto, pois todos nós sempre desejamos isto.

Felicidades sempre!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dia 27 de Agosto - Dia do Psicólogo


Como o psicólogo pode ajudá-lo?

A psicologia é uma ciência não assim tão nova, mas um pouco confusa para o entendimento geral. É inevitável a associação do psicólogo com problemas.

Problemas estes, que geralmente estão relacionados a dores não muito bem compreendidas e de difícil assimilação.

A cabeça entende os problemas, administra-os, procura soluções inteligentes e plausíveis, mas o coração. Ah, o coração... Este é o maior sabotador da inteligência e grande delator da fragilidade humana...

A razão entende, aceita toda e qualquer adversidade, mas e as emoções, como ficam?

Como aquietar e serenar uma “coisa” que se sente? Se é sentimento, como medi-lo, decifrá-lo, conduzi-lo? Como explicá-lo, acalmá-lo e curá-lo? Não existe “amorômetro”, “sofrerômetro”, “ansiômetro” que consiga diagnosticar com precisão o grau, o tamanho e a dimensão das inquietações emocionais que o ser humano está exposto ao longo da sua vida.

Perante estas inquietações, o mais sábio dos mortais é capaz de se render e se desconhecer a ponto de se perder e, quando ele se perde, o comportamento muda. As atitudes ficam mais vulneráveis e vão se moldando ao novo e estranho contexto das emoções. É neste momento que o psicólogo entra em ação.

As emoções acabam sendo os condutores da vida e se não estiverem equilibradas, organizadas e entendidas entrarão num turbilhão conflitante bloqueando uma ação mais coerente e sensata.

Neste sentido, o psicólogo atua como um grande sensor, administrando os verbos “sentir” e “agir” e, assim, obriga o outro a “pensar”, racionalizar sobre as emoções. Fazemos isso entendendo quais são os mecanismos e possíveis desencadeadores da instabilidade emocional, não há mistério. É preciso, apenas, preparar o “medicamento adequado”.

Cada psicólogo tem os “medicamentos” próprios de acordo com a linha que escolheu para atuar; “medicamentos” estes que não estão à disposição em nenhuma farmácia. O psicólogo empresta a sua sensibilidade, grau de empatia, colo, ouvido, coração e técnica (sim, ele estudou para isso) para chegar ao objetivo maior.

Não é difícil ser psicólogo. Basta ser gente e gostar muito de gente.

Ainda vou ter a oportunidade de ler um adesivo nos carros assim:

“Consulte um psicólogo. Ele pode e sabe como ajuda-lo a viver bem melhor.”

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Voltei!!


Voltei com saudades dos meus blogs e dos que eu sigo!!
Já dei uma olhadinha nos blogs que sigo e vou ter que ler muita coisa tá cheinho de novidades em todos!!!
Em breve, irei postar fotos e comentários da viagem para Aracaju, e um dia em Salvador!!
Ah, Diguinho adorou andar de avião!! Só fecha a janelinha na hora de decolar!! hahahaha

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estou de malas prontas para Aracaju!!!


Vou fugir do frio!!!
Estou saindo de "férias" por uma semana!!!
Vou visitar minha irmã, meu cunhado e meus lindos sobrinhos!!!
Quando voltar conto como foi!!!
Se comportem, viu!!! rsrsrs
beijos a todos!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Adeus Timidez nas crianças!!


Os pais tem papael fundamental na "cura" para a timidez!
Eles podem contribuir, incentivando a criança a brincar com os amigos da escola, da praça, da família.
Outro fator importante para o desenvolvimento da criança é passar segurança e confiança. Encorajando-a a buscar soluções para os desafios que se apresentam.
Muitas mães dificultam muito esse desenvolvimento, superprotegendo as crianças, isso faz com que a criança tenha medo de estar com novas crianças, e enfrentar novas situações.
A falta de socialização pode trazer para a criança transtornos como fobia social, depressão, ansiedade generalizada entre outros.
Muitos acreditam que a criança quietinha que é a boa criança, se pensarmos nessas patologias, vemos que isso não é verdade. Vemos que essa criança tem e precisará de ajuda psicológica para se "curar" da tal timidez.
Importante destacar que não temos que avançar o sinal da criança, forçando-a estar com outras crianças, a brincar e muito mais. Temos que respeitar o limite da criança, ir com calma, mostrar pra ela que é bom ter amigos, que não oferece riscos ter amigos. Que não tem problema correr, jogar bola, se machucar.
Outra dica importante é falar para o seu filho ajudar um amigo, o altruismo faz com que tenhamos que estabelecer contato com outras crianças, e isso fará com que esteja próximo de colegas, e consequentemente sinta prazer na companhia dos amigos.
Enfim, com cautela e tempo, a timidez poderá deixar de ser um problema na vida do seu filho.
Ame, persista, passa segurança, acredite no seu filho!!

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Gravidez!!


Gravidez é um dos fenômenos mais divinos da face da Terra!!
Como é lindo ver o amor de uma mãe carregando o seu filhote por meses na barriga!! Sentindo a sua respiração, sentindo a evolução do crescimento!
Estar grávida é receber um presente de Deus! É poder pensar no futuro, é poder se planejar para o amanhã!!
É uma delícia ser mãe!! Comprar roupinhas e imaginar o bebê dentro, é coisa de mãe!! :)
Olhar pra barriga na hora que deita e ver se mexendo, saber que aquela parte é um braço, é coisa de mãe!!
Conversar com o nenem mesmo estando na barriga e parecendo não estar ouvindo, é coisa de mãe!!
Nossa, mas tem um sentimento que é único, o da amamentação... não tem explicação que se aproxime desse sentimento e dessa importância!! Aquele leite alimentando o seu filho, e não precisa mais nada, só aquele leite, não precisa de água, não precisa de chá. Só o seu leite!! Isso é lindo!!
Bem, esse post de hoje é uma homenagem a minha querida prima Andrea e ao seu marido querido Jair!! Estão grávidos!! Deinha, felicidades, que essa criança traga muita luz pra você! E que você veja e sinta a delícia de gerar uma vida no ventre!!
Com certeza hoje em diante uma luz linda e brilhante vai estar no seu olhar!!

beijos

sábado, 7 de agosto de 2010

Carta para o meu pai!!


Ontem, antes de sair pra comprar o presente pro meu pai do dia dos pais, perguntei para o meu marido: " - O que posso dar para alguém que tem tudo e que me dá tudo?"
Me lembro quando eu e minhas irmãs eramos pequenas, minha mãe ia na "cidade" (centro de Campinas)e comprava algumas coisinhas e no dia dos pais cada uma dava um pacotinho pra ele que ela havia comprado... sinto muita saudades da infância, talvez porque não tenha aproveitado como deveria, era manhosa, chorona, tinha medo.
Enfim, meu pai... me ajudou a crescer, confiou em mim a todo momento, e ainda me ajuda a crescer e muito, tenho orgulho, tenho felicidade, tenho amor, tenho respeito com a palavra e a pessoa PAI! É o meu porto seguro, é onde sempre poderei contar, ter segurança, ter paz. Obrigada pai por ser essa pessoa maravilhosa comigo, obrigada por ser o sogro maravilhoso com o meu marido e obrigada por ser o avô explendoroso com o meu filhote. Somos gratos por termos essa luz nas nossas vidas!!
Gostaria que ele tivesse tudo o que desejasse, tudo que tivesse vontade de ter... rsrsrs ...

Pai, amo muito! Seja feliz sempre!!

Obrigadaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto Viva Feliz na Melhor Idade


Nosso mais novo projeto!! Meu e da fisioterapeuta Bianca Machado Deichmann!!

Cuidar daquele que cuidou de nós é uma responsabilidade de todos. Oferecer aos nossos mestres acompanhamento profissional qualificado faz com que tenham qualidade de vida, saúde e integração na sociedade.
Se não podemos proporcionar uma vida digna a todos os idosos brasileiros, vamos proporcionar aos idosos do nosso condomínio, auxiliando-os a desenvolver autonomia e independência, aumentando expectativa de vida e vontade de viver.
Sempre em busca da melhora de qualidade de vida!

A quem se destina:
Melhor idade residentes de condomínios

Objetivos:
Melhor idade tenha o acampanhamento profissional semanal de uma psicóloga e de uma fisioterapêuta.
Cuidar do corpo e mente.
Melhorar a qualidade de vida.

Benefícios:
Fisioterapeuta:
Aumentar a força muscular e resistência física;
Melhorar a flexibilidade e mobilidade;
Diminuir o risco de doença cardiovascular;
Melhorar o equilíbrio e a marcha;
Melhorar a respiração, proporcionando melhor oxigenação das células e evitando desgaste precoce da capacidade de reflexo mental.
Prevenir quedas, através de toda a melhora física e ainda através do aprendizado de dicas que auxiliem na prevenção de quedas no domicílio.
Psicologia:
Estimular a auto-confiança e a auto-estima;
Promover a socialização;
Desenvolver atividades, dinâmicas que trabalhe as emoções e motivações;
Explorar assuntos como aposentadoria, luto, doenças, perdas, limitações físicas;
Promover diversão como dança, bingo, jogos.

Telefones para contato:
Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
3271-3328
9117-6033

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Persevar sempre!!


Bonsai
O fato de que o Bonsai pode inspirar e elevar o espírito humano é aceito pela maioria das pessoas. Sua origem tem um significado religioso e filosófico. Assim como os arranjos florais japoneses que são usados para adornar o tokonoma (altar da casa familiar japonesa), também são usados bonsai como um ato de culto com o mais profundo sentido espiritual da vida. Como um longo processo, nascido de uma visão interiorizada de uma árvore em seu habitat natural, transformado em obra de arte, é capaz de evocar sentimentos de beleza, graça e grandeza. A dedicação, a observação, a perseverança, a disciplina, a humildade e a determinação são todos fatores preponderantes em nossas vidas, assim como nos bonsai. Em todo bonsai se encontra a forma do triângulo : Deus - Terra - Homem; o bonsai une a terra ao céu, se converte em alegoria concreta ao conduzir o homem pela rota do espiritual. Se conta a história daquele velho sábio que explicava sobre seu rosto jovem e liso por sua devoção ao bonsai: ao contemplar sua obra, não podia envelhecer, já que "se as flôres murcham no inverno, em sua casa estão sempre abertas". O bonsai, imagem interior, simbolo da eternidade - elimina o tempo, reflete a harmonia entre o homem e a natureza, entre o céu e a terra.


texto tirado do site: http://suelisol.multiply.com/journal/item/54
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...